Quem Sou


Samuel Rodrigues , servindo a Deus na Igreja Assembleia de Deus, Min Madureira em Ribeirão Preto, casado com Cleide Rodrigues, Pregador da Palavra, Professor de Teologia, Blogueiro, Coordenador de Projetos de Pesquisa, contato pelo Whatsapp. ou se preferir ligue para 55 16 994542319

segunda-feira, 4 de abril de 2011

A importancia da Sã Doutrina

 

 

À luz da tra­di­ção mosaica, dou­trina sig­ni­fica aquilo que é rece­bido expres­sa­mente para ensino. O corpo de dou­trina é expresso pelo vocá­bulo hebraico  “Tora” conforme se lê em Géne­sis 26.5: “Por­quanto Abraão obe­de­ceu à minha voz e guar­dou o meu man­dado, os meus pre­cei­tos, os meus esta­tu­tos, e as minhas leis.” E em Isaías 1.10 lê-se: “Ouvi a Pala­vra do Senhor, vós os prín­ci­pes de Sodoma; pres­tai ouvi­dos à lei do nosso Deus, vós, ó povo de Gomorra.”

À luz dos vocá­bu­los gre­gos sig­ni­fica tanto o con­teúdo como o ato de ensi­nar. Jesus res­pon­deu aos fari­seus e disse-lhes: “A minha dou­trina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém qui­ser fazer a von­tade dele, pela mesma dou­trina conhe­cerá se ela é de Deus ou se falo de mim mesmo” (Jo. 7.16,17). 

As dou­tri­nas fun­da­men­tais,  devem ser conhe­ci­das por todos os cris­tãos, pois constam em toda a Sagrada Escri­tura, “que é divi­na­mente ins­pi­rada e pro­vei­tosa para ensi­nar, para repre­en­der, para cor­ri­gir, para ins­truir em jus­tiça, para que o homem de Deus seja per­feito e per­fei­ta­mente ins­truído para toda a boa obra” (2 Tm. 3.16,17)

Para efeito de ensino da fé as doutrinas fundamentais foram dividadas da seguinte forma:

1. Bibli­o­lo­gia é o estudo da for­ma­ção e carác­ter das Escri­tu­ras; sua reve­la­ção e ins­pi­ra­ção, seu cânon, sua vera­ci­dade e auto­ri­dade, suas divi­sões e men­sa­gem.
2. Teo­lo­gia é o estudo dos assun­tos refe­ren­tes à natu­reza, ao carác­ter e às obras de Deus.
3. Ange­lo­lo­gia é o estudo refe­rente à natu­reza e acção dos anjos, inclu­sive os rebel­des.
4. Antro­po­lo­gia é o estudo dos assun­tos refe­ren­tes ao homem e seu rela­ci­o­na­mento com Deus.
5. Hamar­ti­o­lo­gia é o estudo refe­rente à ori­gem, exten­são e con­sequên­cias do pecado.
6. Sote­ri­o­lo­gia é o estudo a res­peito dos vários aspec­tos da sal­va­ção.
7. Cris­to­lo­gia é o estudo acerca de Cristo; sua natu­reza, seu carác­ter e suas obras.
8. Ecle­si­o­lo­gia é o estudo da natu­reza, orga­ni­za­ção, e mis­são da Igreja.
9. Pneu­ma­to­lo­gia é o estudo da per­so­na­li­dade e obra do Espi­rito Santo.
10. Esca­to­lo­gia é o estudo das últi­mas coi­sas à luz das pro­fe­cias.

Fon­tes de Doutrina

Há três fon­tes de dou­trina que é pre­ciso reco­nhe­cer “para que não seja­mos mais meni­nos incons­tan­tes, leva­dos em roda por todo o vento de dou­trina, pelo engano dos homens que com astú­cia enga­nam frau­du­lo­sa­mente” (Ef. 4.14).
 

1. O espí­rito humano.
Em Mateus 15.9 estão as pala­vras de Cristo acerca deste espí­rito enga­na­dor, assim: “Este povo honra-me com os lábios, mas o seu cora­ção está longe de mim. Em vão me ado­ram ensi­nando dou­tri­nas que são pre­cei­tos dos homens.” O após­tolo Paulo usa a mesma expres­são para escla­re­cer os seus lei­to­res sobre a influên­cia do espí­rito humano (cf. Cl. 2.20 – 22). As pes­soas ficam à mercê dos fal­sos ensi­na­men­tos, como se ver­da­dei­ros fos­sem, quando não dão o pri­meiro lugar à Pala­vra de Deus e não con­fe­rem as dou­tri­nas pela mesma.

2. O espí­rito satâ­nico. 
Paulo tam­bém se refere a este espí­rito ao avi­sar o seu dis­cí­pulo Timó­teo sobre a apos­ta­sia dos últi­mos tem­pos, da seguinte maneira: “Mas o Espí­rito expres­sa­mente diz que, nos últi­mos tem­pos, apos­ta­ta­rão alguns da fé dando ouvi­dos a espí­ri­tos enga­na­do­res e a dou­tri­nas de demó­nios, pela hipo­cri­sia de homens que falam men­ti­ras, tendo cau­te­ri­zada a sua pró­pria cons­ci­ên­cia” (1 Tm. 4.1,2). “Por­que virá o tempo em que não sofre­rão a sã dou­trina; mas, tendo comi­chão nos ouvi­dos, amon­to­a­rão para si ensi­na­do­res con­forme as suas pró­prias con­cu­pis­cên­cias, e des­vi­a­rão os ouvi­dos da ver­dade vol­tando às fábu­las;” (2 Tm. 4.3,4). “Mas temo que, assim como a ser­pente enga­nou Eva com a sua astú­cia, assim tam­bém sejam de alguma sorte cor­rom­pi­dos os vos­sos sen­ti­dos e se apar­tem da sim­pli­ci­dade que há em Cristo; (2 Co. 11.3) Por con­se­guinte, é pre­ciso haver cui­dado com as apa­rên­cias e não acei­tar todas as filo­so­fias apa­ren­te­mente ino­fen­si­vas. Isto só é pos­sí­vel pelo exame cons­tante e atu­rado da Pala­vra de Deus.

3. O Espí­rito divino.
O após­tolo Pedro, à seme­lhança de  Paulo, afirma que “a pro­fe­cia nunca foi pro­du­zida pela von­tade de homem algum, mas os homens san­tos de Deus fala­ram ins­pi­ra­dos pelo Espí­rito Santo” (2 Pd. 1.21). Logo que homens san­tos fala­ram ins­pi­ra­dos pelo Espí­rito Santo, toda a Escri­tura é divi­na­mente ins­pi­rada e pro­vei­tosa para ensi­nar o cami­nho certo aos homens de Deus (2 Tm. 3.16,17).

Por con­se­guinte, deve­mos exa­mi­nar dia­ri­a­mente as Sagra­das Escri­tu­ras e con­fe­rir as nos­sas vidas, aquilo que ouvi­mos e dize­mos, pelo padrão do Espí­rito Santo. Paulo acon­se­lha per­sis­tên­cia na lei­tura da Pala­vra de Deus, e ainda: “Tem cui­dado de ti mesmo e da dou­trina; per­se­vera nes­tas coi­sas, por­que fazendo isto te sal­va­rás tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” (1 Tm. 4.13,16). Na Bíblia encon­tra­mos os sábios con­se­lhos de Deus para a nossa vida e minis­té­rio, aos quais deve­mos dar todo o cré­dito e pri­ma­zia a fim de ser­mos sábios para a sal­va­ção.

Impor­tân­cia da sã doutrina

A sã dou­trina é for­mu­lada por ensi­na­men­tos fiéis à Pala­vra de Deus, sem vio­lar nenhum dos man­da­men­tos. Cristo referiu-se à impor­tân­cia de ensi­nar a sã dou­trina da seguinte maneira: “Qual­quer, pois, que vio­lar um des­tes peque­nos man­da­men­tos, e assim ensi­nar aos homens, será cha­mado o menor no reino dos céus; porém, aquele que os cum­prir e ensi­nar será cha­mado grande no reino dos céus” (Mt. 5.19). Paulo adverte que o pres­bí­tero deve man­ter firme e fiel a pala­vra que é con­forme a dou­trina, para que seja pode­roso, tanto para cor­ri­gir como para con­ven­cer os con­tra­di­zen­tes; por­que há mui­tos desor­de­na­dos, fala­do­res, vãos e enga­na­do­res (Tt. 1.9). 

A sã dou­trina é impor­tante para os cris­tãos sabe­rem que têm vida nova pela fé em Jesus Cristo. Como escre­veu João: “Estes, porém, foram escri­tos para que crei­ais em Cristo e tenhais vida em seu nome” (Jo. 20.31; 1 Jo. 5.13). Nós sabe­mos, pela sã dou­trina das Escri­tu­ras, que o amor é o cum­pri­mento de toda a lei (Gl. 5.14). Nós sabe­mos que pas­sá­mos da morte para a vida por­que ama­mos os irmãos (1 Jo. 3.14). Nós sabe­mos que somos uma nova cri­a­ção em Cristo (2 Co. 5.17). Tam­bém sabe­mos que somos ouvi­dos por Deus e que rece­be­re­mos o que pedir­mos segundo a sua von­tade ( Jo. 5.14). 

A sã dou­trina é impor­tante para os cris­tãos desen­vol­ve­rem o carác­ter cris­tão à seme­lhança do seu Senhor. Se a raiz da árvore é santa tam­bém os ramos o são (Rm. 11.16. Jo. 15.1 – 7). Se o Pai é santo tam­bém os filhos o são (1 Pd. O conhe­ci­mento da sã dou­trina é impor­tante para aju­dar os cris­tãos a repu­diar as fal­sas dou­tri­nas, por­que haverá fal­sos mes­tres ensi­nando here­sias de per­di­ção (2 Pd. 2.1,2). Hime­neu e Fileto per­ver­te­ram a fé de alguns dizendo que a res­sur­rei­ção já tinha acon­te­cido (2 Tm. 2.17,18). Pedro adver­tiu que nos últi­mos dias mui­tos escar­ne­ce­rão da espe­rança na vinda do Senhor (2 Pd. 3.3). Em nossa época esta­mos assis­tindo, com tris­teza, a este desaforo.

É impor­tante para os cris­tãos apre­sen­ta­rem cla­ra­mente a men­sa­gem da sal­va­ção. Cui­dar da sã dou­trina para con­ven­cer do pecado (Tt. 1.9,10). Usar a sã dou­trina para sal­var alguns da con­de­na­ção; (1 Tm. 4.16). Ensi­nar a sã dou­trina para haver vidas san­ti­fi­ca­das. Eis o con­se­lho de Paulo: “Tu, porém, fala o que con­vém à sã dou­trina. Em tudo te dá por exem­plo de boas obras, na dou­trina mos­tra incor­rup­ção (Tt. 2.1,7). “Se alguém ensina outra dou­trina, e se não con­forma com as sãs pala­vras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a dou­trina que é segundo a pie­dade, é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de ques­tões e con­ten­das de pala­vras…; con­ten­das de homens cor­rup­tos de enten­di­mento e pri­va­dos da verdade…”(1 Tm. 6.3 – 5).

Nenhum comentário:

Cuidado com o Presbítero, digo Presbicho

Eu gostaria de escrever sobre outro assunto, talvez sobre o nascimento de Cristo, já que estamos  próximo ao natal, mas assim como Judas, qu...